Na Bahia é assim e em Salvador, ainda mais. O verão vai embora, veio o inverno, já é primavera, mas o sol está aí, brilhando intensamente e aaté quando ele se esconde entre as nuvens ou dá lugar a uma chuvinha, é passageira e logo ele está de volta. Mas mesmo quando não tem sol, Salvador é um destino fascinante. Ah, e o petróleo aqui já foi todo recolhido e as melhores praias estão um convite para um gostoso banho de mar.
Tem a cultura, a transbordar em cada esquina, nos casarões e museus, no belo Pelô, tem os mantos de fé dos orixás e das mães de Santo, tem as mais de 365 igrejas, muitas delas seculares, verdadeiros templos que contam a história dessa terra, tem o hospital da Santa Irmã Dulce e o galinheiro onde tudo começou, tem a gastronomia afro-brasileira, regada de muito dendê e de um tempero que só as verdadeiras baianas sabem fazer.
Por tudo isso, Salvador é um dos destinos mais procurados nesse período, o terceiro pelos brasileiros, e se diferencia dos demais não só pela maior extensão do litoral brasileiro, como pela diversidade das zonas turísticas. Dos sete mil quilômetros de litoral brasileiro, 1,1 mil km estão na Bahia. O estado tem a maior baia do País, da de Todos os Santos, onde estão 56 ilhas, muitas delas ainda inexploradas, e onde se localiza Salvador, a primeira capital do Brasil.
Como se não bastasse a extensão do seu litoral, com diversidade de praias, desde manguezais, restingas, falésias, enseadas e mar aberto, o estado possui ainda 134 zonas turísticas, que mostra uma diversidade geográfica, de clima, de ecossistema, cultura, gastronomia e história. Segundo a Abav, as vendas devem manter a mesma proporcionalidade do verão passado. Ou seja, 60% das vendas para destinos nacionais e 40% para o exterior.
Um roteiro à sua escolha
Baía de Todos os Santos
Salvador e Ilha de Itaparica
Recôncavo Baiano
Cachoeira, Santo Amaro
Chapada Diamantina
Lençóis, Mucugê, Palmeiras e Andaraí
Costa do Descobrimento
Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália
Costa do Cacau
Ilhéus, Comandatuba e Itacaré
Costa das Baleias
Abrolhos, Prado e Nova Viçosa
Costa do Dendê
Morro de São Paulo, Maraú e Camamu
Costa dos Coqueiros
Praia do Forte, Arembepe e Sauípe
Lagos do São Francisco
Juazeiro e Paulo Afonso
Caminhos do Oeste
Barreiras, São Desidério, Barra
Vale do Jiquiriça
Jequiriça Lage, Ubaira
Caminhos do Sertão
Canudos, Cipó, Ribeira do Pombal
Caminhos do Sudoeste
Vitórias da Conquista, Iguaí, Itororó